Uma equipe da Samaritan’s Purse ajudou uma família que perdeu entes queridos da Ucrânia que fugiram da guerra e foram atingidos pelo furacão Helene nos Estados Unidos.
Há dois anos, a família ucraniana se refugiou nos EUA após a guerra contra a Rússia. Na América, eles moravam próximo à casa dos parentes Anna Wiebe, Ryan e seus dois filhos adolescentes em Burnsville, Carolina do Norte.
Anna, que se mudou da Ucrânia para os EUA há cerca de 25 anos, poderia ajudar sua irmã a cuidar de sua mãe, que estava doente e confinada em casa.
No entanto, quando o Helene atingiu o país no final de setembro, a casa deles foi destruída. No incidente, Anna perdeu a irmã Anastasia, a mãe, o cunhado e o sobrinho.
Na manhã da tempestade, Anna disse a Anastasia que não poderia ir ajudar com a mãe porque o rio já havia transbordado e estava cobrindo a estrada.
“Foi piorando cada vez mais. Antes que percebêssemos, a água estava entrando em nossa casa. Eu ficava pensando na minha família. Tentei ligar para eles, mas os telefones pararam de funcionar”, disse Anna à Samaritan’s Purse.
Então, ela e Ryan pegaram documentos e os filhos e foram se abrigar em um local mais alto: “Nós fomos pela floresta. Havia árvores por todo lugar e elas estavam caindo ao nosso redor”, contou Anna.
Eles chegaram à casa da mãe de Ryan, deixaram os meninos e retornaram para procurar a família.
“Quando fomos, não conseguimos ver o telhado deles nem nada. Tudo era água”, relembrou ela.
No mesmo dia, quando o rio baixou, eles retornaram: “Eu já sabia que a casa não estaria lá. E sabia que eles tinham ido embora. Nós choramos até dormir naquela noite”.
Ajuda e esperança
Enquanto os Wiebes lamentavam a perda da família, eles ainda precisavam cuidar dos filhos e da casa.
“Era como se uma avalanche de água entrasse por um lado da casa e saísse pelo outro. Eu tinha degraus que levavam até a varanda, mas agora tenho uma entrada diferente”, disse Ryan.
Quando a equipe da Samaritan’s Purse chegou no local para ajudar as vítimas, Ryan e Anna ficaram aliviados:
“Isso é incrível. O trabalho que os voluntários estão fazendo não é fácil. Estou triste pela tragédia, mas também estou impressionada com o apoio das pessoas”, disse Anna.
A equipe demonstrou o amor de Deus à família enquanto encheram baldes de lama, removeram móveis danificados e pertences pessoais e limparam o quintal.
“Muitas mãos fazendo o trabalho tornam tudo mais leve”, destacou Ryan.
A família com os voluntários da missão. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)
‘Ore por eles’
Dentre os itens danificados, a família separou alguns objetos que queriam salvar, pois representavam memórias dos parentes.
Enquanto isso, Anna ficou emocionada quando um membro da equipe tirou a poeira de uma foto emoldurada que sua mãe havia bordado.
À medida que Ryan e Anna se fortalecem, eles são encorajados através do Evangelho pelos voluntários e capelães da Rapid Response Team que oraram com eles.
Após a conclusão do trabalho, eles receberam uma Bíblia de estudo: “Por favor, ore pela família Wiebe enquanto eles lamentam a perda de seus entes queridos. Continue orando pelas muitas famílias devastadas pelo furacão Helene enquanto elas tentam seguir em frente”, disse a Samaritan’s Purse.
“Ore também por nossas equipes que estão servindo no oeste da Carolina do Norte”, concluíram.